69 anos da nossa EBD

 

Por Fábio Vilela em 28/02/2021

 

Nesta próxima terça feira, dia 2 de março, a nossa ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL comemora seus 69 anos de existência.
Criada vinte e cinco meses antes da organização da Igreja Presbiteriana de SJCampos, sua EBD era criada. Era uma manhã ensolarada de verão, um domingo, dia 2 de março de 1952, dirigida pelo Rev. Ruben Alberto de Souza, tendo 32 pessoas inscritas, entre adultos e crianças. O local for cedido pelo casal Dr. Vicente de Barros e sua esposa Dna. Adyana, e neste mesmo local, naquela mesma noite, foi fiado o primeiro ponto de pregação presbiteriana em nossa cidade.
Os primórdios da IPCentral estavam lançados com nossa Escola Bíblica Dominical e ao longo destes 69 anos ela tem sido a base de ensino cristão para nossa comunidade e instrumento eficaz de fortalecimento e crescimento espiritual em todas as faixas etárias de nossa igreja.
Há quase sete décadas centenas de professores abnegados, de forma didática e compreensível, se revezaram em inúmeras classes da EBD e levaram os ensinamentos contidos na Bíblia Sagrada desde a mais nova criança até os anciãos da Igreja.
A EBD para nossa Igreja sempre foi conduzida como base de discipulado e pedra angular para o fortalecimento e impulsão para o futuro da Igreja de Cristo em nossa terra. Daí a importância dos pais levarem seus filhos a participar ativamente da EBD como vemos em algumas fotografias das EBD nas décadas de 1950 e 1960, quando a igreja era repleta de crianças e jovens nas manhãs de domingo.
O seu primeiro superintendente foi o Sr. Alírio Coelho em março de 1952. Há quase duas décadas a EBD de nossa igreja conta com a superintendência das professoras Ana Alice Andrade Freitas e Sandra Mara Garcia Moreno, com a colaboração da professora Neiva Margarida Rodrigues Oliveira e mais de 25 professores das diversas classes de ensino bíblico. Desde março de 2020 a nossa EBD teve que se adaptar aos novos tempos de pandemia devido às restrições de distanciamento social causados pela COVID19, respeitando as autoridades de Saúde Municipais e Estaduais, tendo suas aulas sendo transmitidas via WEB e pelas redes sociais, o que demandou um esforço muito grande dos diversos professores no preparo de suas aulas através da internet. Este fato também propiciou que alunos de uma classe específica pudesse assistir aulas de outros professores que ficavam disponíveis online.
E assim a nossa amada EBD vai dando exemplos de avanço para o futuro, de levar a mensagem da salvação em Cristo Jesus para o maior número de pessoas.
Lembremos hoje dos pioneiros da EBD lá no longínquo março de 1952, daquele pequeno grupo de pessoas que pensaram no futuro do presbiterianismo em nossa cidade.
A saudosa Dona Romilda Oliveira sempre teve em seus guardados o original desta primeira e histórica foto de nossa Igreja. Nela estão, além do Rev. Ruben Alberto de Sousa, a jovem Madalena Garcia, vários membros da família Mendes Ferreira, seu esposo, Sr. Adão Plácido de Oliveira, seus filhos Hilton, Nícia e a pequenina Leila com pouco mais de 1 ano, porém a Edméa, com quase 7 anos, não aparece na foto pois estava na EBD da Igreja Cristã Evangélica onde a família Campos Oliveira congregava há quase 9 anos.

Dr Fábio Vilela Ribeiro
Historiador da IPSJCAMPOS

 

22/04/2021

PODCAST...

26/03/2021

#4 - PODCAST...

 

Igreja

Nosso Templo

Pastores

Como Chegar

Reflexão

Leituras

Sociedades

Casais

Comunicação

Coral

Culto Infantil

EBD

Grupo de Oração

Louvor

SAF

UCP

UMP / UPA

Multimídia

Foto

Boletim

Vídeo

Programação

Cultos

Ao Vivo

Nossa TV

Contato

Fale Conosco

Igreja Presbiteriana de São José dos Campos

Rua Francisco Rafael, 125 - Centro - São José dos Campos

Tel: (12) 3941-9493