POR QUE DEVEMOS ACUDIR AOS NECESSITADOS

 

Por Hernandes Dias Lopes em 20/07/2021

 

“Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama” (Sl 41.1-3).

O Brasil e o mundo vivem tempos de grande sofrimento e dor. Uma pandemia devastadora assola a terra. Milhões de pessoas já foram ceifadas e tantas outras ainda serão. Essa tempestade que desabou sobre nós, traz em sua esteira não só uma grave crise de saúde pública, mas também, uma profunda recessão econômica. Empresas faliram, comerciantes encerram suas atividades. Empregados foram despedidos. O país ficou mais endividado e os seus cidadãos mais pobres. Os necessitados de toda ordem se avolumaram. Nesse cenário tão cinzento, o texto supra mencionado é de uma relevância sem igual. Destacaremos aqui dois pontos:

Em primeiro lugar, acudir ao necessitado é uma alegria maior do que ser acudido (Sl 41.1a). Em virtude do empobrecimento de milhões de pessoas precisamos cultivar a generosidade, distribuindo parte do que temos, com quem pouco ou nada tem. Seria até mesmo um gesto de crueldade reter com usura aquilo que devemos repartir com misericórdia. A felicidade de dar é maior do que a alegria de receber. A Escritura diz: “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda” (Pv 11.24). Vale a pena relembrar as palavras do missionário Jim Elliot: “Não é tolo aquele que dá o que não pode reter, para ganhar o que não pode perder”.

Em segundo lugar, acudir ao necessitado traz bênçãos memoráveis aos generosos (41.1b-3). Cinco bênçãos são prometidas aos generosos:

Primeira, O Senhor o livra no dia do mal (Sl 41.1b). Vivemos num mundo marcado pelo sofrimento. Aqui ainda não é o céu. Aqui há guerras e terremotos. Aqui há rebeldia contra Deus e violência contra os homens. Aqui há doenças e mortes. Porém, muitos males, como tempestades devastadoras, que estavam endereças a nos atingir, são desviadas de nós, pelo fato de sermos generosos com os aflitos e solícitos com os necessitados.

Segunda, O Senhor o protege e preserva-lhe a vida (Sl 41.2a). Quando protegemos o necessitado para salvar-lhe a vida, Deus vem ao nosso encontro para proteger-nos e preservar nossa vida. O bem que fazemos aos outros, receberemos isso outra vez do Senhor (Ef 6.8). A Escritura diz: “A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado” (Pv 11.25).

Terceira, O Senhor o faz feliz na terra (Sl 41.2b). O homem mais feliz não é aquele que mais retém com ganância, mas aquele que mais reparte com amor. As riquezas acumuladas, com avareza, em dias de calamidade, são cobertas de ferrugem. Elas serão o combustível para a destruição daqueles que a retêm. Deus faz feliz na terra não o rico avarento, mas o compassivo que acode o necessitado. São os que abrem o coração e o bolso para socorrer os necessitados é que são felizes na terra.

Quarta, O Senhor o protege das línguas levianas dos inimigos (Sl 41.2c). Os inimigos carregam uma espada entre os dentes. São línguas que cortam mais fundo do que uma faca afiada. A boca dos perversos destrói como fogo. Como serpentes venenosas, carregam a morte em suas presas. Quando o homem, que foi alvo da misericórdia divina, acode o seu próximo, assistindo-o em suas necessidades, Deus o protege das línguas levianos dos inimigos. Oh, quão doces são os frutos da generosidade! Oh, quão feliz é o homem que minora a dor do próximo! Deus o faz feliz e afasta dele os infelizes.

Quinto, O Senhor promete-lhe conforto e cura na enfermidade (Sl 41.3). O Senhor promete-lhe não apenas assistência e conforto na doença, mas também cura da enfermidade. A cama não se torna mais uma prisão de dor, mas um paraíso de descanso.

Você tem acudido aos necessitados?

 

22/04/2021

PODCAST...

 

Igreja

Nosso Templo

Pastores

Como Chegar

Reflexão

Leituras

Sociedades

Casais

Comunicação

Coral

Culto Infantil

EBD

Grupo de Oração

Louvor

SAF

UCP

UMP / UPA

Multimídia

Foto

Boletim

Vídeo

Programação

Cultos

Ao Vivo

Nossa TV

Contato

Fale Conosco

Igreja Presbiteriana de São José dos Campos

Rua Francisco Rafael, 125 - Centro - São José dos Campos

Tel: (12) 3941-9493