Proclamação da República

 

Por Fredy Cunha em 10/11/2008

 

Em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (atual Praça da República), um grupo de militares do exército brasileiro, liderado pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República.

HISTÓRIA - O golpe militar que estava previsto para 20 de novembro de 1889 teve de ser antecipado. Na madrugada do dia 15 de novembro, Deodoro iniciou o movimento que pôs fim ao regime imperial. Os revoltosos ocuparam o quartel-general do Rio de Janeiro e depois o Ministério da Guerra.

Depuseram o Ministério e prenderam seu presidente, Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto. Na tarde do mesmo dia 15, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República. D. Pedro II, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. No dia seguinte, o major Frederico Sólon Sampaio Ribeiro entregou a D. Pedro II uma comunicação, cientificando-o da proclamação do novo regime e solicitando sua partida para a Europa, a fim de evitar conturbações políticas.

 

12/12/2017

Cantata de Natal...

 

Igreja

Nosso Templo

Pastores

Como Chegar

Reflexão

Leituras

Sociedades

Casais

Comunicação

Coral

Culto Infantil

EBD

Grupo de Oração

Louvor

SAF

UCP

UMP / UPA

Multimídia

Foto

Boletim

Vídeo

Programação

Cultos

Ao Vivo

Nossa TV

Contato

Fale Conosco

Igreja Presbiteriana de São José dos Campos

Rua Francisco Rafael, 125 - Centro - São José dos Campos

Tel: (12) 3941-9493