Sesquicentenário do Presbiterianismo no Brasil

 

Por Fábio Vilela Ribeiro em 11/08/2009

 

Nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, a comunidade cristã evangélica de todo o país estará comemorando e agradecendo a Deus, pelos 150 anos (Sesquicentenário) da chegada do primeiro missionário presbiteriano em solo pátrio, com eventos que marcarão a história do evangelismo no Brasil. Neste ano também comemora-se os 500 anos de João Calvino (1509 – 2009).
Nascido em 1833, em New Hanover, Pensilvânia, EUA, o jovem Ashbel Green Simonton, filho de um presbítero e também deputado americano pelo Estado da Pensilvânia, aos 19 anos coloca uma mochila nas costas, a Bíblia Sagrada e um diário nas mãos, e sai em direção ao sul da nação norte-americana como missionário presbiteriano, chegando até o Estado do Mississipi. As suas primeiras anotações são feitas ainda na Virginia.
Nesta mesma época o nosso Imperador Pedro II, a convite de algumas lideranças presbiterianas americanas, dentre eles os fundadores do Instituto Mackenzie, vai aos Estados Unidos da América, e em viagem de trem, de costa a costa, constata com seus próprios olhos, a evolução das indústrias e o progresso galopante da nação norte-americana. Era 1855 e Dom Pedro II, impressionado com sua viagem à América, acaba favorecendo a vinda deste jovem missionário ao Brasil 4 anos mais tarde.
Então, Simonton, aos 26 anos de idade, parte, em julho de 1859 do porto de Baltimore com sua esposa Helen, para a viagem que mudaria suas vidas e a pregação do evangelho de Cristo na América do Sul. No dia 9 de agosto daquele ano eles já conseguiam avistar a silhueta impar da cidade do Rio de Janeiro, com o Corcovado e o Pão de Açúcar como molduras principais (dados retirados de seu diário de bordo). Na manhã de 12 de agosto de 1859, ele e sua esposa desembarcam na Praça Mauá, porto carioca, em sua nova terra, o Brasil.
No Rio de Janeiro Simonton fundou a Primeira Igreja Presbiteriana no Brasil, e entre 1859 e 1867 organizou o primeiro Jornal Protestante da América do Sul, a primeira Escola Paroquial, o Primeiro Seminário Presbiteriano e ordenou o primeiro Pastor Evangélico Brasileiro, um ex-padre, Rev. José Maria da Conceição, e dias antes de completar 35 anos, faleceu vitimado por febre amarela em São Paulo.
O legado da Igreja Presbiteriana do Brasil nestes 150 anos de história não se resume apenas na pregação da Palavra de Deus, do Evangelho genuíno de Cristo, mas também na atuação efetiva das mais de 300 instituições hospitalares e de ensino, cujo exemplo maior é o Instituto Presbiteriano Mackenzie com seus mais de 40 mil alunos, levando a todos um ensino de alta qualidade. Mais recentemente a IPB apresenta aos sábados pela manhã, pela Rede TV, o programa “VERDADE E VIDA”, um dos programas evangélicos mais bem cuidados da TV brasileira, conduzido por um dos maiores pregadores da atualidade, Rev Hernandes Dias Lopes, levando alento e paz através da Palavra de Deus para a família brasileira.
Pela importância da data comemorativa do sesquicentenário da IPB, não poderia deixar de escrever estas linhas para o site de nossa amada Igreja, conclamando a todos para estarmos, juntos, no próximo domingo, dia 16 de agosto, às 18h, no Espaço Cassiano Ricardo (Av. Cassiano Ricardo, 1983, Jd. Avorada), em São José dos Campos, no Grande Culto Solene dos 150 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil, onde todas as igrejas e congregações presbiterianas de toda a nossa macro-região estarão com todo o Povo de Deus e o Grande Coral Presbiteriano com mais de 120 vozes, agradecendo pelas infinitas bênçãos do Senhor ao nosso país através da IPB nestes 150 anos de vida e evangelismo.

“E a sarça ardia e não se consumia” (este era o símbolo da IPB no século XIX)

E a sarça ardente com a representação do Santo Espírito de Deus continua sendo o símbolo da IPB nos seus 150 anos de história.
Como estava escrito numa imensa faixa levada por membros da caravana joseense, representando o Sínodo Vale do Paraíba e o Presbitério Vale do Paraíba, aberta nas arquibancadas do Ginásio do Ibirapuera durante o culto dos 150 anos da IPB que reuniu mais de 13 mil pessoas no último sábado dia 8 de agosto, políticos e lideranças da IPB no Estado de São Paulo e do Brasil:
“Aviva a Tua obra ó Senhor no decorrer dos anos e no decurso dos anos faze-a conhecida.” (Habacuque 3: 2)

 

12/12/2017

Cantata de Natal...

 

Igreja

Nosso Templo

Pastores

Como Chegar

Reflexão

Leituras

Sociedades

Casais

Comunicação

Coral

Culto Infantil

EBD

Grupo de Oração

Louvor

SAF

UCP

UMP / UPA

Multimídia

Foto

Boletim

Vídeo

Programação

Cultos

Ao Vivo

Nossa TV

Contato

Fale Conosco

Igreja Presbiteriana de São José dos Campos

Rua Francisco Rafael, 125 - Centro - São José dos Campos

Tel: (12) 3941-9493