Reforma 31 de Outubro de 1517

 

Por Redação IP Central em 31/10/2012

 

No dia 31 de outubro de 1517, ao meio dia, na véspera da "Festa de todos os santos", o monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou as 95 teses na porta da igreja do castelo de Winttenberg, na Alemanha, dando assim, o começo oficial da Reforma Protestante, como é chamada(Reforma foi o movimento religioso do sec.XVI, que fez uma separação definitiva entre o Cristianismo e o Romanismo, voltando a pureza da fé bíblica).


As teses de Lutero condenavam, entre outras coisas, a venda de indulgências (bula papal que garantia aos fiéis a entrada no céu). Lutero deu o grito da reforma, mas foi outro monge, convertido, nascido em Noyon, na Picardia-França, que deu corpo doutrinário ao movimento; seu nome é João Calvino, o reformador de Genebra-Suiça. Foi ele quem elaborou o "Tratado da religião Cristã" e sistematizou a doutrina bílica reformada, um retorno a Sagrada Escritura.


A Reforma trouxe à tona os seguintes princípios:


1. SÓ AS ESCRITURAS é a palavra de Deus. Confirmando q a bíblia éa única regra de fé e prática. (Hebreus 4:12);


2. SOMENTE PELA FÉ podemos ser justificados diante de Deus. Não podemos ser justificados pela boa obra (Rm 3:28 e 5:1);


3. SÓ CRISTO salva. Ele é o único mediador entre Deus e os homens. Sua obra salvadora é completa e eficiente para a salvação (Atos 4:12; Tm 2:5);


4. SOMENTE PELA GRAÇA podemos ser salvos. A salvação vem de Deus e é gratuita. A igreja não pode salvar o homem. Como também a salvação não é uma conquista humana. (Ef 2:8-10);


5. GLÓRIA SOMENTE A DEUS. Deus é o único merecedor de toda honra e toda Glória. Para mostrar o governo eterno de Deus no mundo, sobre as coisas visíveis e invisíveis (Apc 7:12).


A reforma trouxe o retorno a bíblia, ao Cristianismo simples do Cristo Crucificado. Trouxe a mensagem apostólica de volta. Onde a pregação é centralizada em Jesus Cristo. Colocou a bíblia na mão do povo, para consultar a vontade de Deus. Trouxe a pureza do evangelho à fé da Igreja.

 

12/12/2017

Cantata de Natal...

 

Igreja

Nosso Templo

Pastores

Como Chegar

Reflexão

Leituras

Sociedades

Casais

Comunicação

Coral

Culto Infantil

EBD

Grupo de Oração

Louvor

SAF

UCP

UMP / UPA

Multimídia

Foto

Boletim

Vídeo

Programação

Cultos

Ao Vivo

Nossa TV

Contato

Fale Conosco

Igreja Presbiteriana de São José dos Campos

Rua Francisco Rafael, 125 - Centro - São José dos Campos

Tel: (12) 3941-9493